Água e chás

Com a chegada do calor temos assistido a muitas perguntas com um tema em comum: água. “Posso dar água ao meu bebé?”, “A partir de que idade posso dar água ao meu bebé?”

A introdução da água entra no campo da alimentação complementar. A OMS recomenda o aleitamento exclusivo (materno ou artificial) até aos 6 meses, sendo que teremos de observar os sinais de prontidão do bebé para iniciar a alimentação complementar, que poderá ser bem depois dos 6 meses – falaremos sobre isto noutro post.

Tendo em conta esta recomendação da OMS, então a água não deve ser introduzida antes dos 6 meses. Vamos perceber porquê? ⬇️

O leite, materno ou não, é maioritariamente constituído por água portanto, se em livre demanda, a hidratação do bebé está garantida.

A água é um líquido, de valor calórico nulo. Um bebé, cujo estômago tem uma capacidade bem limitada, quando bebe água está a “roubar” espaço de estômago e espaço calórico para o leite. Que consequências pode trazer? O bebé poderá não mamar o suficiente e ter um aporte calórico insuficiente, perdendo peso. 

“E os chás, podemos dar? Há chás à base de camomila que ajudam os bebés a dormir melhor…”. A resposta é… NÃO! E este não tem diversas razões:

  • Estamos a roubar espaço de estômago ao alimento principal que é o leite.
  • As folhas de camomila podem ter esporos de C. Botulinum (responsável pelo botulismo) razão pela qual o mel também não é recomendado antes dos 2 anos. A água quente usada para preparar os chás ou as infusões não são suficientes para destruir os esporos, pelo contrário, contribui para a sua germinação.
  • A maioria dos chás com esse propósito tem discriminado “sem açúcares adicionados”. Convido-te a consultares o rótulo e veres os nomes que mascaram o açúcar, sendo a maltodextrina um bastante comum. Muitas vezes o açúcar é o primeiro ingrediente na lista, o que significa que é o ingrediente presente em maior quantidade. Não é saudável pois não?

Em resumo, água e chás não se dão a bebés amamentados ou que se alimentem LA.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top