Como é fabricado o Leite Materno?

O Leite Materno é um alimento único, feito especificamente para corresponder às necessidades do bebé humano, com componentes não só nutricionais, mas também anti-infeciosos. O corpo da mulher começa desde o nascimento a preparar-se para o dia em que terá que iniciar a produção de leite.

⏩ Assim, no momento do nascimento começa a mamogénese – o desenvolvimento dos ductos começa ainda na fase embrionária, passando pela primeira infância até à puberdade.

⏩ Durante a gravidez dá-se início a lactogénese I – formação dos alvéolos, início da secreção de colostro (+/- às 16 semanas de gestação)

⏩ Após a expulsão da placenta inicia-se a lactogénese II – diminuiem os níveis de progesterona o que permite que a prolactina faça o seu trabalho. Cerca de 30 a 40h após o parto começa a chamada “descida do leite”

⏩ Após estabilização do volume de leite estamos na lactogénese III – a síntese de leite é controlada pelo próprio leite, uma vez que quando a mama não é “esvaziada” entre o Factor Inibidor de Lactação (FIL) que diminui a produção da leite (o corpo entende que se há leite que não é extraído, não precisa de produzir mais).

É importante ter esta noção – quanto mais o bebé mamar, mais leite a mama vai produzir. Assim, quando o bebé entra num período de “cluster feeding” em que o bebé aumenta o número de mamadas de forma a estimular a produção de leite para corresponder às suas necessidades – acontece sobretudo em picos de crescimento e saltos de desenvolvimento.

É também importante que se tiveres dúvidas sobre a tua produção de leite coloques mais vezes o bebé a mamar – é o esvaziamento das mamas que vai levar a um aumento da produção de leite, melhor que qualquer suplemento, bomba, etc.

O nosso corpo foi preparado para isto desde o início e (salvo raras exceções) é capaz de alimentar o bebé em exclusivo até à introdução alimentar e depois disso enquanto o bebé quiser – enquanto houver estímulo, há leite. ♥️

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top