Estás a amamentar e sempre te disseram que só pode tomar paracetamol? 😬
Felizmente hoje sabemos que isto não é verdade é há imensa medicação segura durante a amamentação. Para teres a certeza se a medicação que precisas/ foi receitada é segura a melhor fonte de informação é o site e-lactancia (encontra o link no nosso Linktree no perfil).
O E-lactancia é um projeto da @apilam criado por pediatras e farmacêuticos e cujo objetivo não é substituir o médico, mas sim complementar a informação dada por estes.
O site está disponível em espanhol e inglês e deverás sempre fazer a pesquisa pelo princípio ativo da medicação que pretendes informações. Algumas poderão aparecer pelo nome comercial (ex Brufen), mas poderá haver algumas medicações cujo nome comercial varie de pais para pais, daí ser aconselhável a pesquisa pelo princípio ativo (em inglês ou espanhol – ex metoclopramida deves pesquisar metoclopramide).
O site classifica os medicamentos em 4 graus de risco:
➡️ Muito baixo risco – seguro, compatível, risco mínimo para a amamentação e o lactente
➡️ Baixo risco – moderadamente seguro, provavelmente compatível, ler o comentário
➡️ Risco elevado – pouco seguro, contraindicado, usar uma alternativa ou suspender a amamentação
➡️ Risco muito elevado – muito inseguro, contraindicado, usar uma alternativa ou suspender a amamentação
O site indica também medicações alternativas no caso de medicações de baixo risco, risco elevado ou muito elevado bem como descreve no comentário o porquê de ser contraindicado e quais as bases científicas para a classificação.
Além de medicação é possível pesquisar no site exames médicos, fitoterápicos, homeopáticos, procedimentos cosméticos, contaminantes, doenças maternas e do lactente, entre outras.
Partilha este post com todas as grávidas e mães a amamentar que conheces para que estejam informadas quando precisarem ☺️
