O que é o Exclusive Pumping?

Sabemos que o leite materno é o melhor alimento, por ter uma composição tão rica e adaptada a cada bebé, mas nem sempre os bebés recebem o leite diretamente da fonte. 

Exclusive Pumping (EP), traduzindo livremente para Extração Exclusiva de Leite Materno, significa que todo o leite materno é recolhido/extraído apenas utilizando bombas de extração e posteriormente esse leite é oferecido ao bebé com um copo, colher ou biberão. 

Qualquer mãe pode optar pelo Exclusive Pumping pelos mais variados motivos: porque o bebé não aceita a mama; não consegue fazer boa pega (e não se conseguiu resolver essa situação por algum motivo); ou simplesmente porque a mãe assim o quis! Tudo é válido e EP é apenas mais uma forma de amamentar. 

A nível prático leva o seu tempo e é necessário haver uma rotina de extração bem planeada e cumprida (o melhor possível) para que o EP funcione e a extração/amamentação perdure.  

A ideia é “imitar os horários” de um bebé, sendo que o recomendado é extrair no mínimo 8 vezes por dia, incluindo noites, aproveitando o pico de prolactina que acontece de madrugada para ajudar na produção. Esta rotina deve ser mantida de preferência nas primeiras 12 semanas, de forma a manter/aumentar a produção e depois desse período é possível reduzir uma ou duas sessões, se a mãe quiser e a quantidade de leite extraída for suficiente para as necessidades do bebé. 

Nos primeiros 3 meses após o parto, há um conjunto de hormonas que ajudam a manter a produção de leite em alta. Em contrapartida, essas hormonas começam a estabilizar no fim do primeiro trimestre, podendo ocorrer um decréscimo na produção de leite. É então evidente a importância de uma boa rotina de extração, delineada e adaptada individualmente em consulta, para a manutenção e/ou aumento da produção de leite mesmo após os 3 meses. 

O EP tem uma curva de aprendizagem, mas é uma forma de poder evitar recorrer ao LA caso algo corra mal com a amamentação tradicional.  

O que queremos é tornar visível o leque de opções disponíveis no que toca à amamentação, para que cada família escolha o seu caminho de forma informada e com confiança. 

#exclusivepumping #extracaoexclusiva #quartotrimestre 

One thought on “O que é o Exclusive Pumping?

Leave a Reply