Livre Demanda

Antes de pensares que o teu leite é fraco analisa se o que praticas é livre demanda. Não sabes o que é? Nós explicamos ⬇️

Livre demanda é deixar o bebé mamar sempre que queira, seja por necessidade de alimento, necessidade de conforto ou necessidade de sucção não nutritiva. Simples não é? Quem diria que era necessário um nome para algo tão natural! Mas é exatamente isto: o bebé mama sempre que quer, à hora que quer, durante o tempo que quer. 

E perguntas tu: porque é tão importante a livre demanda e não é melhor colocar um horário de amamentação de 3 em 3h, por exemplo?

A amamentação é uma questão de sobrevivência, de alimentação, de autorregulação emocional e regulação endócrina das hormonas associadas à amamentação: prolactina, responsável pela produção de leite; e ocitocina, responsável pela ejeção do leite. Estas hormonas são reguladas por estímulo externo, neste caso a sucção do bebé, o cheiro do bebé e o choro do bebé. Se o bebé não vai tantas vezes à mama quantas necessita, por ter um horário pré estabelecido, não haverá um estímulo necessário e a produção de leite irá adequar-se à falta de demanda (muitas vezes confundido com o maior mito da amamentação – o leite fraco).

E a chupeta afeta a livre demanda? 

Sim, afeta! Se usa chupeta não é livre demanda. A chupeta, além de alterar o desenvolvimento orofacial do bebé, de alterar a forma de sucção do bebé também faz com que enquanto está a chuchar não mame porque tem a sua necessidade de sucção não nutritiva satisfeita.

Leave a Reply