O Babywearing é a prática de carregar um bebé num sling ou outro carregador. Tem sido praticado há séculos em todo o mundo e nas ultimas décadas tem ganho popularidade no mundo industrializado. Parte da razão desta mudança vem dos adeptos da criação com apego.
Então e quais são as vantagens do babywearing? Porque tem cada vez mais “adeptos”, mães, pais, avós?
- Ao carregar recém-nascidos os níveis de oxitocina da mãe aumentam através do contacto físico com o bebé, levando uma ligação mãe-bebé mais íntima, facilita a amamentação e os cuidados do bebé, levando a uma incidência mais baixa de depressão pós-parto. Da mesma forma o pai ao carregar o bebé facilita a criação da ligação parental.
- Bebés que são carregados são geralmente mais calmos, uma vez que as suas necessidades de sobrevivência estão atendidas. O cuidador é visto, cheirado, tocado e o movimento necessário para o desenvolvimento neural, gastrointestinal, respiratório, do ouvido interno (equilíbrio) e tónus muscular é constante.
- Diminui o risco de plagiocefalia causada pela tempo que o bebé passa no ovo ou no berço.
- Quem carrega fica com mãos-livres – permitindo continuar a fazer tudo o que o cuidador precisar, sem ter que deixar o seu bebé.
- Em bebés high need torna-se especialmente importante, podendo ser a ajuda necessária para que os pais possam continuar o seu dia a dia, as suas tarefas de forma autónoma.
