É um profissional com formação na área do aleitamento materno – fisiologia, anatomia, crescimento e desenvolvimento do bebé, escuta ativa, raciocínio clínico, entre outros. Atua na promoção, proteção e facilitação do aleitamento materno, promovendo o protagonismo da mulher, livre de julgamentos, cobranças e pressões sobre as escolhas da lactante.
O foco deste profissional é a prática do aleitamento materno, para que decorra de forma tranquila e com benefícios para a mãe e o bebé.
No entanto, deverá ter sempre em atenção as escolhas da família e apoiar as mesmas, tendo o cuidado de passar à mesma informação baseada em evidências científicas que permita que façam uma decisão informada e ponderada.
Idealmente o seu trabalho começa durante a gravidez, com o atendimento pré-natal, de forma a passar à mãe o máximo de informação possível para que a amamentação comece de forma tranquila e que a mesma esteja atenta a possíveis sinais de alerta.
Após o nascimento do bebé a/o CAM auxilia na pega e posição correta da amamentação, evitando problemas na mama e dores posturais na mãe. Realiza também uma avaliação das mamas e boca do bebé de forma a prevenir potenciais intercorrências. No caso de alguma dificuldade já instalada – pega incorreta, fissuras nos mamilos, ingurgitamento mamário, bicos artificiais, suplementação – a/o CAM auxilia a família a compreender de onde surge a dificuldade e orienta de acordo com o objetivo da mãe para resolução da situação.
É importante relembrar que estes profissionais devem trabalhar de forma interdisciplinar, sabendo quando encaminhar para outros profissionais de saúde quando necessário – por exemplo no caso do freio da língua precisar de ser cortado (frenectomia).
Aquando da necessidade/ vontade de um desmame é possível também ser orientado por um(a) CAM de forma a que o desmame seja o mais gentil possível para ambos e que se evitem possíveis danos psicológicos futuros.

