Quando falamos da forma mais segura e ergonómica de carregar os nossos bebés pensamos sempre em joelhos acima do rabinho e coluna em C, certo? Mas muitas vezes fica esquecido um ponto muito importante: manter os pés do bebé para fora.
Vemos isso muitas vezes em bebés récem-nascidos, pois são tão pequeninos que por vezes os pais optam por deixar os pés dentro do pano ou da mochila…o que está errado.
Acima de tudo, para termos um assento fundo, ou seja, um bom apoio de joelho a joelho, com pano suficiente para sustentar o rabinho do nosso bebé e consequentemente ajudar a criar uma boa báscula, precisamos de manter as pernas/pés de fora do pano, de outra forma não conseguimos apoiar o quadril.
Quando deixamos as pernas e os pés do bebé dentro do porta-bebés estamos a criar uma enorme pressão nas articulações dos tornozelos, dos joelhos e do quadril, que por sua vez ainda estão em desenvolvimento.
Para além disso, quando o bebé sente pressão na base dos pés (neste caso provocada pelo pano ou pela mochila), ativa-se o chamado Reflexo de Marcha, que faz com que eles estiquem as pernas constantemente.
Por isso vamos deixar sempre as pernas e os pés de fora, assim conseguimos ter ao colo um bebé mais relaxado e com liberdade de movimento.
