Rear Facing

Rear Facing/ RF – já ouviste falar mas não sabes o que é? Vamos abordar este tema que por vezes passa ao lado quando chega a hora de trocar do ovo para a cadeira auto seguinte.

Viajar contra a marcha (Rear Facing) é a forma universal de um bebé viajar no ovo. 

Mas sabias que o RF é a forma mais segura de qualquer criança viajar no carro até no mínimo aos 4 anos?

Os bebés e crianças têm uma estrutura óssea imatura, delicada e a sua distribuição de peso é muito diferente da de um adulto. A cabeça de um adulto representa cerca de 6% do peso total, enquanto a cabeça de uma criança corresponde a cerca de 25% do peso total.

E agora pensas tu, mas o que é que o peso da cabeça tem a ver com o viajar contra a marcha? Tudo se resume ao peso/força real aplicado no pescoço aquando de um embate. As lesões na cabeça e pescoço são a forma mais grave e comum nas crianças durante um acidente, devido aos crânios subdesenvolvidos em relação ao resto do corpo.

No caso de um embate frontal a 64 km/h (velocidade aproximada a que é efetuado o teste ADAC) uma criança que viaje a favor da marcha (Front Facing – FF) fica sujeita a uma carga de tração de 180 a 220 kg no pescoço. Já em contra marcha, as costas e cabeceira da cadeira absorvem a maior parte do impacto, e o stress no pescoço da criança reduz para 40 a 60 kg.

Tendo em atenção que os acidentes não acontecem só a 20, nem a 50km/h, é preciso ter em atenção que quanto maior a velocidade no momento do acidente maior vai ser esta carga, aumentando o risco de decapitação interna da criança.

Assim, é importante que na escolha da cadeira tenhas em atenção a este aspeto, bem como ao resultado do teste efetuado à mesma (teste ADAC ou Plus Test – testes independentes).

Então e estes testes o que têm de especial? Afinal, todas as cadeiras à venda no mercado passam por testes de homologação, não é suficiente? Na 2ª imagem consegues ver a diferença entre os diversos testes que existem e perceber porque razão o teste de homologação NÃO é suficiente para garantir a segurança dos teus filhos. 

Precisas de ajuda a escolher uma cadeira auto para os teus filhos? No Facebook existe o grupo Movimento Viagem Segura que te pode ajudar a fazer a melhor escolha de acordo com a idade, altura e peso dos teus filhos e de acordo com o orçamento disponível (sim, porque a segurança não precisa de envolver despesas gigantes!).

Teste de Homologação R44/04ADACTeste de Homologação ECE R129PLUS TEST
Colisão frontal a 50km/hColisão frontal a 64km/hColisão frontal a 50km/hColisão a 56,5km/h
Colisão traseira  30km/hColisão lateral a 50km/hColisão traseira 30km/hMede a carga de força no pescoço da criança em caso de colisão frontal.
Teste de capotamento (em alguns casos)Cargas de impacto medidas em manequins infantis de tamanhos diferentes com sensores abdominais (Q-Dummy)Teste de capotamento. Carga máxima de tração aos 18kg – 122kgCarga máxima de tração aos 25kg – 164kg
Usa o manequim base (Dummy P.)Importante olhar especificamente para a nota de segurança.Usa os manequins com sensores abdominais (Q-Dummy)Desenvolvido por colaboração entre a VTI, NTF, Folksam, SIS, Volvo e representantes de fabricantes de Sistemas de Retenção Infantil.

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