Rear Facing/ RF – já ouviste falar mas não sabes o que é? Vamos abordar este tema que por vezes passa ao lado quando chega a hora de trocar do ovo para a cadeira auto seguinte.
Viajar contra a marcha (Rear Facing) é a forma universal de um bebé viajar no ovo.
Mas sabias que o RF é a forma mais segura de qualquer criança viajar no carro até no mínimo aos 4 anos?
Os bebés e crianças têm uma estrutura óssea imatura, delicada e a sua distribuição de peso é muito diferente da de um adulto. A cabeça de um adulto representa cerca de 6% do peso total, enquanto a cabeça de uma criança corresponde a cerca de 25% do peso total.
E agora pensas tu, mas o que é que o peso da cabeça tem a ver com o viajar contra a marcha? Tudo se resume ao peso/força real aplicado no pescoço aquando de um embate. As lesões na cabeça e pescoço são a forma mais grave e comum nas crianças durante um acidente, devido aos crânios subdesenvolvidos em relação ao resto do corpo.
No caso de um embate frontal a 64 km/h (velocidade aproximada a que é efetuado o teste ADAC) uma criança que viaje a favor da marcha (Front Facing – FF) fica sujeita a uma carga de tração de 180 a 220 kg no pescoço. Já em contra marcha, as costas e cabeceira da cadeira absorvem a maior parte do impacto, e o stress no pescoço da criança reduz para 40 a 60 kg.
Tendo em atenção que os acidentes não acontecem só a 20, nem a 50km/h, é preciso ter em atenção que quanto maior a velocidade no momento do acidente maior vai ser esta carga, aumentando o risco de decapitação interna da criança.
Assim, é importante que na escolha da cadeira tenhas em atenção a este aspeto, bem como ao resultado do teste efetuado à mesma (teste ADAC ou Plus Test – testes independentes).
Então e estes testes o que têm de especial? Afinal, todas as cadeiras à venda no mercado passam por testes de homologação, não é suficiente? Na 2ª imagem consegues ver a diferença entre os diversos testes que existem e perceber porque razão o teste de homologação NÃO é suficiente para garantir a segurança dos teus filhos.
Precisas de ajuda a escolher uma cadeira auto para os teus filhos? No Facebook existe o grupo Movimento Viagem Segura que te pode ajudar a fazer a melhor escolha de acordo com a idade, altura e peso dos teus filhos e de acordo com o orçamento disponível (sim, porque a segurança não precisa de envolver despesas gigantes!).
Teste de Homologação R44/04 | ADAC | Teste de Homologação ECE R129 | PLUS TEST |
Colisão frontal a 50km/h | Colisão frontal a 64km/h | Colisão frontal a 50km/h | Colisão a 56,5km/h |
Colisão traseira 30km/h | Colisão lateral a 50km/h | Colisão traseira 30km/h | Mede a carga de força no pescoço da criança em caso de colisão frontal. |
Teste de capotamento (em alguns casos) | Cargas de impacto medidas em manequins infantis de tamanhos diferentes com sensores abdominais (Q-Dummy) | Teste de capotamento. | Carga máxima de tração aos 18kg – 122kgCarga máxima de tração aos 25kg – 164kg |
Usa o manequim base (Dummy P.) | Importante olhar especificamente para a nota de segurança. | Usa os manequins com sensores abdominais (Q-Dummy) | Desenvolvido por colaboração entre a VTI, NTF, Folksam, SIS, Volvo e representantes de fabricantes de Sistemas de Retenção Infantil. |
