Regras de Segurança no Babywearing

Sabias que existem 5 regras essenciais de segurança para carregar o teu bebé? Seja em pano, sling de argolas, mochilas ou outra opção, é importante que tenhas sempre em mente estas regras, de forma a garantir que o bebé está seguro, confortável e que não há restrições à sua respiração.

Em inglês estas regras são conhecidas como T.I.C.K.S.

→ T – Tight

O porta bebés deve estar justo o suficiente para manter o teu bebé junto a ti, uma vez que assim estarão ambos confortáveis. As folgas no tecido permitem que o bebé descaia no porta bebés, o que pode prejudicar a sua respiração e tornar-se desconfortável para quem carrega.

→ I – In View At All Times

Deves sempre ter a visão livre para o teu bebé, simplesmente olhando para baixo. O tecido do porta bebés não deve tapar a sua cara de forma a que consigas vê-lo sem ter que desviar tecido.

→ C – Close Enough to Kiss

A cabeça do bebé deve estar o mais próxima possível do teu queixo (dentro do que é confortável, claro). Ao abaixar a cabeça deves conseguir beijar o topo da cabeça do teu bebé.

→ K – Keep Chin Off Chest

O bebé nunca deve ficar numa posição em que o queixo toque no peito, uma vez que esta posição pode restringir a sua respiração – risco de asfixia postural.

→ Supported Back

Na posição vertical o bebé deve estar confortavelmente perto de quem carrega de forma a que as suas costas estejam bem apoiadas na sua posição natural e que a sua barriga e peito estejam apoiadas no adulto. Se o porta bebés estiver muito solto o bebé vai descair e ficar numa posição mais enrolada (o que pode fechar as suas vias aéreas). Podes confirmar se as costas estão bem apoiadas colocando uma mão nas costas do bebé e fazendo uma ligeira pressão – o bebé não deverá ter uma alteração de posição o que mostra que o porta bebés estará ou não bem ajustado.

Seguindo estas simples regras de segurança podes carregar o teu bebé enquanto ambos estiverem confortáveis. Lembrando, claro, que os bebés precisam sempre de pausas para alimentação, trocar fralda entre outras necessidades. Estando essas necessidades asseguradas desfruta da liberdade que o babywearing te dá enquanto dás ao teu bebé o colo que precisa.

Leave a Reply