Nos últimos dias tem sido partilhado vezes sem conta um artigo da SIC Mulher sobre uma família que teve sérias dificuldades na amamentação sem apoio especializado e que o bebé acabou por falecer por desidratação.
Independentemente de outros contornos da história que possam não ter vindo a público, queremos que saibas quais os sinais de alerta a que deves ter atenção durante a amamentação.
⏩ Diminuição do número de xixi e 💩
⏩ Choro inconsolável constante
⏩ Bebé não relaxa ao longo do mamada
⏩ Bebé não mostra sinais de deglutição durante a mamada
⏩ Bebé está menos alerta e menos ativo
⏩ Fontanela anterior (moleirinha) está afundada (isto pode acontecer em dias de muito calor e basta oferecer mais vezes a mama)
Além disto podes notar que não há alívio da mama ao longo da mamada, ou seja, não há diminuição do volume da mesma.
Caso detetes algum destes sinais aconselhamos que procures ajuda especializada com uma CAM para análise e deteção do problema – pode ser apenas pega deficiente ou haver realmente produção insuficiente de leite (noutro post falaremos um pouco mais sobre a verdadeira produção insuficiente de leite).
Mais importante que o alarmismo desnecessário que a SIC Mulher criou com esta notícia (que já foi partilhada internacionalmente há algumas semanas) seria importante partilharem também estes sinais de alerta bem como contactos de ajuda especializada.