Com o avanço das fases de vacinação contra a COVID 19 a dúvida começa a surgir mais frequentemente – posso tomar a vacina e continuar a amamentar o meu filho?
Tem sido uma dúvida recorrente nos grupos de mães nas últimas semanas e queremos ajudar-te para que tomes a decisão de forma informada.
Antes de mais, deixamos já bem claro que a decisão de tomar ou não a vacina é apenas TUA. Deves conhecer os benefícios e os riscos de a tomar ou não e com base nisso e na tua situação individual decidir. O nosso objetivo é apenas dar-te as bases científicas para que possas tomar a decisão.
De acordo com a OMS a vacina pode ser oferecida a mulheres que amamentam que façam parte dos grupos recomendados para vacinação e não é recomendado desmame ou pausa na amamentação.
Existem vários tipos de vacinas, mas independentemente da vacina que tomes é altamente improvável que qualquer um dos componentes das vacinas seja excretado no leite materno e, mesmo que tal aconteça, seriam digeridos pelo sistema digestivo da criança.
Além disto, se a doença é compatível com a amamentação, então é razoável deduzir que a vacina também o será.
Além de ser segura, já existem estudos que mostram que o leite de mães vacinadas contém anticorpos (IgA e IgG principalmente) gerados pela vacina, o que pode proteger a criança contra a COVID 19.
Assim, independentemente do que decidas podes ir com a certeza que:
⏩ A vacina não irá causar nenhum prejuízo ao teu filho, nem à amamentação em si;
⏩ Ao decidires tomar a vacina a proteção incluirá ambos – mãe e filho.
