Quem nunca desesperou na hora de adormecer os filhos? Quem nunca pediu um botão de desligar ou um milagre nas noites de maior resistência?
O sono dos bebés é provavelmente um dos temas mais sensíveis para qualquer pai, principalmente os de primeira viagem!
Todos nós já tentamos um pouco de tudo, quase uma checklist automática de passos a seguir para que a rotina da noite seja calma e bem sucedida. Temos o apagar as luzes para criar ambiente, reduzir o som, desligar a televisão, banho relaxante, entre muitos outros passos.
Hoje falamos de um truque também muito utilizado: o White Noise (som branco, quase neutro). O white noise tem como principal objectivo bloquear sons naturalmente presentes, tais como, carros, barulho de vizinhos, brincadeira de irmãos, etc. O tipo de som gerado imita de certa forma o barulho existente no útero e ajuda a criar uma espécie de “bolha” de som, ficando o bebé concentrado naquele barulho específico.
O White Noise pode ser gerado por uma aplicação no telemóvel, que costuma ter uma panóplia de sons, por máquinas próprias (que se compram em lojas de puericultura) ou ser feito de forma mais caseira utilizando um aspirador ou um secador de cabelo.
É importante referir que apesar dos bebés normalmente gostarem deste tipo de som, e até adormecerem com relativa rapidez, há outros bebés que simplesmente não gostam.
Para além disso, o White Noise deve respeitar os decibéis seguros para os bebés, nunca ultrapassando os 50dB, e não devemos ter o som no máximo ou muito perto do bebé para não interferir com o desenvolvimento auditivo.
Na hora de adormecer bebés toda a ajuda é bem vinda!
E por aí, costumam usar White Noise?
